quinta-feira, agosto 10, 2006

Deu na Folha de São Paulo...

RUBEM ALVES

"Velhos do Brasil, uni-vos!"
Uma das qualidades fundamentais do presidente da República terá de
ser o seu respeito pelos velhos

TENHO MUITOS amigos que se apaixonaram por aquelas duas letrinhas,
PT, criança promissora quando nasceu, quem sabe um Messias. Para não
magoá-los impus-me um "silêncio obsequioso", por medo de que minhas
idéias pudessem abalar nossa amizade. Mas, por vezes, o "silêncio
dos intelectuais" é o mesmo que falta de integridade.
Fatos políticos trouxeram da minha memória uma fábula escrita por
George Orwell, "A revolução dos bichos". Vou recordá-la. Os bichos,
liderados pelos porcos, fizeram uma revolução na fazenda em que
viviam para se livrar da opressão do fazendeiro que os explorava. Os
porcos tinham razões de sobra para serem os líderes da revolução.
Eram os animais mais sacrificados. Eram engordados para se
transformarem em lingüiça, torresmo, toucinho, lombo, leitoa assada,
pernil assado... Aconteceu, entretanto, que no decorrer do processo
revolucionário uma importante mudança aconteceu: os porcos começaram
a ver que o fazendeiro e seus empregados não eram tão ruins quanto
pareciam. Na verdade, havia interesses comuns que permitiam que com
eles se fizessem proveitosas alianças. A última cena do livrinho é
assim: a bicharada, do lado de fora, olha através da janela da casa
do fazendeiro. Lá dentro acontecia uma festa para celebrar um novo
pacto político de cooperação entre fazendeiros e porcos. E os
bichos, perplexos, olhavam para o fazendeiro, olhavam para os
porcos, e não conseguiam saber quem era quem: o fazendeiro tinha
focinho de porco e os porcos fumavam charutos como o fazendeiro...
Essa história me veio à mente quando vi uma foto em que o presidente
Lula, sorridente, abraçava o sr. Orestes Quércia. Chegou-me agora
uma informação assombrosa: a de que o PT apóia o sr. Newton Cardozo
como candidato ao senado por Minas. Aí fiquei como os bichos, sem
saber quem era quem...
Mas agora fui diretamente atingido pelo presidente. Comentando o
apoio de Itamar Franco ao sr. Geraldo Alckmin ele zombou do
acontecido sob o argumento de que Itamar Franco, por ser um velho de
76 anos, não merece ser levado a sério. Não merece ser levado a
sério não por incompetência ou corrupção mas por ser um velho de 76
anos. Então, todos os velhos não merecem ser levados a sério. Os
velhos pertencem ao grande grupo dos excluídos!
Quem diria! Há cerca de algumas semanas Lula foi recebido com honras
pelos idosos que participavam de um "Encontro Nacional de Terceira
Idade", em Brasília. E ele está sorridente... Velhos podem votar...
Acontece que sou velho. Tenho 72 anos. Excluído do círculo dos
inteligentes pela minha idade, o que penso e escrevo não merece ser
levado em consideração. A opinião do Lula sobre os velhos, é ela
produto de ignorância? Tudo indica que sim. Para afirmar o que
afirmou ele teria de ter ignorado o Millôr, a Cora Coralina, D.
Felix de Casaldáliga, Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Dorival Caymmi, a
Mãe Menininha de Gantois... Ou terá sido por preconceito?
Ignorância ou preconceito, não importa. Para mim, uma das qualidades
fundamentais do presidente da República terá de ser o respeito pelos
velhos. Os velhos têm a lucidez daqueles que nada têm a perder
porque já estão vivendo no tempo de morrer. Por isso lanço aqui o
meu grito: "Velhos do Brasil! Uni-vos!"

Nenhum comentário: