sexta-feira, agosto 18, 2006

Propostas para melhorar o trânsito de Nova Friburgo

O acidente com um caminhão ocorrido segunda-feira, 14, na Avenida Rui Barbosa, e que provocou um grande engarrafamento entre Conselheiro Paulino e o Centro, continua repercutindo devido aos transtornos causados aos motoristas e à população em geral. A reclamação maior dos motoristas era a falta de opções para contornar o local do acidente, um trecho da RJ-116 que tem grande fluxo de veículos a qualquer hora do dia. Essa avenida é um verdadeiro funil, para onde converge todo o trânsito da direção Duas Pedras-Centro e com qualquer problema no trânsito as conseqüências são enormes.
Mas deve-se frisar que problemas no trânsito em Nova Friburgo não se resumem ao eixo rodoviário urbano. Visando solucionar ou minorar esses problemas, o vice-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf), arquiteto Sérgio Seixas, veio ao jornal informar que entregou sugestões por escrito ao diretor da Autran, Juares Alves, durante a edição do programa Hora Técnica transmitido pela TV Zoom (sistema a cabo RCATV, canal 14) no mês de abril. Além do apresentador, engenheiro Zury Maurer, também participou daquele programa o diretor operacional da Autran, Arnaldo Caputo.
O documento representa a opinião da Aeanf e cita que as soluções para os problemas de trânsito em Nova Friburgo devem ser precedidas de estudos técnicos, levando em consideração a possibilidade da construção da rodovia de contorno, além de outras soluções definitivas a serem executadas pelo governo do estado, em face da passagem da RJ-116 na zona urbana.
Mas até que essas soluções sejam implementadas, torna-se de suma importância que o poder municipal tome algumas medidas que evitem as constantes retenções que, além de causar prejuízos financeiros, colocam em risco a segurança da comunidade.
No documento é citado que se considerarmos as localizações das instituições de saúde, emergência e segurança, conclui-se que todas dependem da Avenida Rui Barbosa. São os hospitais São Lucas, Unimed, Day Hospital, Novacór e Raul Sertã; Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a Delegacia Regional de Polícia Civil.
AS MEDIDAS - No documento apresentado por Sérgio Seixas a Juares Alves foram elencandas as providências que poderiam ser consideradas pela Autran em seus estudos, viabilizando aqueles que não dependem de maiores gastos. São elas:
1 – Chegada do Amparo: projetar acesso à Avenida Costa e Silva na direção da divisa entre o Sesc e a PM;
2 – Aumentar a largura da Rua Ramalho Ortigão, melhorando a curvatura da esquina em terrenos da PM;
3 – Criar a entrada para emergência no HMRS pela Rua General Osório e saída exclusiva para ambulâncias do Corpo de Bombeiros pela Rua Santa Izabel;
4 – Proporcionar condições para estacionamento do Sesc em terrenos pertencentes à Rede Ferroviária Federal (desapropriado pela Prefeitura para a construção de uma escola);
5 – Manter a Rua Prudente de Moraes com duas mãos, bifurcando ao chegar a Duas Pedras;
6 – Instituir mão única na Rua Henrique Zamith no sentido entre a ponte e a General Osório;
7 – Instituir mão única na Rua General Osório no sentido entre Henrique Zamith e Rua Sete de Setembro (e não mão dupla como citado na reportagem de terça-feira, 15);
8 – Inverter mãos de direção nas ruas Carlos Magno do Valle e José Antônio Alves (Colégio Nossa Senhora das Mercês);
9 – Inverter mão de direção nos terrenos do Colégio Anchieta;
10 – Manter a mão de direção da General Osório no sentido Praça do Suspiro até a Rua Aristão Pinto;
11 – Manter mão dupla de direção na Rua General Osório entre Henrique Zamith e Prudente de Moraes;
12 – Projetar novo trevo para Duas Pedras, com a possibilidade de usar, entre outras, a área de estacionamento da rodoviária norte;
13 – No eixo rodoviário criar recuos para paradas de ônibus desde Duas Pedras até o Paissandu;
14 – Projetar terceira pista ao longo das avenidas que mageiam o Rio Bengalas;
15 – Aproveitando as fundações da antiga ponte de ferro criar acesso para carros de emergência atingirem a estrada de acesso a Amparo, na Haga;
16 – Em função da inversão de mão na General Osório será necessário criar linha circular de microônibus, retornando pela Henrique Zamith;
17 – Ligar a Rua Augusto Spinelli à Carlos Éboli;
18 – Inverter a mão das ruas Fernando Bizzotto e Oliveira Botelho, que com a modificação já executada na Avenida Ariosto Bento de Mello daria mais equilíbrio, tanto na Avenida Alberto Braune quanto na Prefeito José Eugênio Müller e Comte Bittencourt;
19 – Projetar acesso a Olaria para os veículos provenientes do viaduto, seguindo pela Rua Padre Sabóia de Medeiros até atingirem a Avenida Campesina Friburguense e dobrando na Comandante Ribeiro de Barros;
20 – O acesso à Rua Gonçalves Dias (cemitério), para quem vem da Avenida Alberto Braune deverá ser feito pela Rua Comandante Ribeiro de Barros, Avenida Campesina e Rua Leuenroth;
21 – Inverter a mão de direção da Rua Pastor Meyer, de modo a criar saída juntamente com a Rua Trajano de Almeida, no sinal próximo à Igreja Luterana;
22 – Criar pista subindo a Rua Nilo Peçanha (estacionamento da Arp) e saindo próximo ao viaduto em terrenos do Sanatório Naval;
23 – Fechar o acesso do Paissandu à Rua Leuenroth;
24 – Na Avenida Euterpe Friburguense as vagas perpendiculares foram previstas no lado direito, portanto, em frente ao Fórum as vagas da OAB deverão ir para aquele lado, o que possibilitará voltar a largura da calçada para dois metros e ainda manter, como no projeto inicial, um recuo para estacionamento longitudinal. Para o ponto de frete há lugar na margem do Bengalas próximo à Haga;
25 – Criar estacionamento rotativo no Centro;
26 – Isentar de ISS os estacionamentos rotativos particulares;
27 – Incentivar a construção de edifícios garagem em locais de interesse da Autran;
28 – Incentivar o uso da Rua Prefeito José Eugênio Müller, que só deverá ter estacionamento do lado esquerdo;
29 – Posicionar sinal luminoso na esquina de Eugênio Müller com Dante Laginestra;
30 – Colocar luminoso sugerindo vias alternativas:
a) Na Ypu, para Santa Elisa;
b) Na Timken (antiga Torrington), para Vale dos Pinheiros;
31 – Fazer a interligação entre a Rua José Tessarollo Santos e Alameda Eduardo Guinle (Vale dos Pinheiros);
32 – Projetar ligações entre Olaria-Ponte da Saudade e Cascatinha–Theodoro de Oliveira;
33 – Melhorar traçados da Avenida Nossa Senhora do Amparo, Estrada do Girassol e Rua Visconde de Itaboraí, entre outras.
Sérgio Seixas crê que, com essas medidas, acidentes como o de segunda-feira não teriam conseqüências tão grandes, não transtornando ou minimizando os problemas para os motoristas friburguenses.

2 comentários:

mm disse...

Eu apóio fortemente essas sugestões que com certeza ajudariam muito a combater o trânsito diário de Friburgo.

O Trânsito de Friburgo tem solução, desde que se começe uma política de planejamento desde já, antes que se torne impossível andar de carro na cidade.

Anônimo disse...

a parte do transito mais ridiculo de friburgo e ir sentido olaria ter que passar em frente a campesina assim ofendemos a inteligencia dos engenheiro de transito com todo respeito foi o maior furo de toda a sua vida coronel.....