quinta-feira, dezembro 13, 2007

Administração Holística: Empresas salvando o planeta


Isa Magalhães, jornal O Povo (Ceará)
Atualmente, devido à crise ecológica mundial nossa grande pergunta é: comoá nos relacionar com o planeta Terra para preservá-lo? Parar de ameaçar o planeta para garantir a vida e a existência de todos os seres que aqui convivem será o grande desafio dos próximos anos.

Acredito que a única resposta viável é buscarmos uma maneira de vida onde as condições não ameacem os que vivem no presente e os que virão no futuro. Ou seja, centrarmos nossa vida no respeito e na solidariedade para com todos os seres, humanos e não humanos, é a única saída viável. Mas como fazer isso? Como abrir mão de um estilo de vida consumista e predatório que desenvolvemos nos últimos séculos? Esse é o desafio mais difícil para os governos e nações, porquanto, isso só será possível através de uma ampla educação que conscientize profundamente a todos.

Quando colocamos a vida no centro de tudo, tornando-a o foco maior, geramos uma visão biocêntrica onde as questões existenciais tornam-se o ponto central. Daí nasce um novo projeto educacional que reconhece o ser humano em sua multidimensionalidade, (dimensões física, biológica, mental, psicológica, espiritual, cultural e social). Esse processo é o inicio da nossa integração interna com o meio ambiente externo. Somente a conscientização que vem de dentro é possível mudar algo fora.

Para alcançarmos esse desenvolvimento, precisamos da ajuda das empresas, hoje o maior poder no planeta Terra. E esse pensamento exige novas mudanças no perceber e pensar a vida, na gestão das empresas. Aqui entra a visão da Administração Antroposófica, uma palavra que vem do grego e significa "conhecimento do ser humano", uma nova postura que cria as condições necessárias para este momento delicado em que vivemos.

No pensar antropocêntrico, a consciência e a totalidade do que é vivo penetra no modelo administrativo e entende a empresa também como um ser vivo que se manifesta de muitas maneiras. Para que isso aconteça, a proposta é a formação e capacitação das lideranças segundo a metáfora ôde pontes®, ou seja, criar pontes entre as pessoas e os negócios. Pontes da identificação, para os colaboradores se identificarem com a cultura da empresa e sua missão; pontes da Motivação, do Respeito, da Dedicação e da Segurança, onde todos possam dar o seu melhor.

Essa visão leva a Responsabilidade Social interna que se estende além dos muros e toma a sociedade como um todo. Dessa forma, as empresas colaboram com a ecologia se percebendo como a principal agente de construção ou destruição do meio ambiente. áAfinal as empresas são entidades formadas por indivíduos que reproduzem suas ações humanas no mercado em que atuam e na sociedade em geral.

A abordagem da antroposofia no trabalho se diferencia por entender as organizações através de conceitos holísticos práticos, que podem ajudar a empresa a perceber seu verdadeiro papel na sociedade, com plena consciência de que quem faz acontecer as mudanças nas empresas são as pessoas que as compõem.

Nenhum comentário: