quinta-feira, novembro 22, 2007

Rio ganhará sete escolas técnicas federais até 2010


RIO - O governo federal vai construir sete escolas técnicas no estado do Rio de Janeiro até 2010. O Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica está construindo as unidades de ensino nas cidades-pólo de Angra dos Reis, Cabo Frio, Itaperuna, Volta Redonda, Petrópolis, Duque de Caxias e Nova Friburgo. O estado já tem 12 instituições tecnológicas.

Serão aproveitados os arranjos produtivos locais de cada região - turismo (Angra dos Reis); confecções e turismo (Cabo Frio); confecções (Itaperuna); metal-mecânico, eletroeletrônica e confecções (Volta Redonda); confecções e móveis (Petrópolis); polímeros (Duque de Caxias); confecções, floricultura e turismo (Nova Friburgo).

A expansão da rede de educação profissional está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril pelo Ministério da Educação. A proposta determina a construção de 150 escolas técnicas em todo o país. Os municípios que receberão as instituições foram definidos para atender localidades no interior do Brasil e periferias dos grandes centros urbanos. Foram considerados os arranjos produtivos locais, de forma a reduzir a saída dos alunos em direção às grandes cidades e aproveitar a infra-estrutura da região.

Para apresentar o PDE no Rio de Janeiro e garantir a participação do estado e dos seus 92 municípios, o ministro Fernando Haddad visita a capital fluminense nesta quinta-feira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Incrível como o nordeste sempre colocado em segundo plano. Aqui em Salvador só tem uma.

Anônimo disse...

Olá gostaria de ter mais opções de escolas tecnicas em Nova Iguaçu, pois acho que só tem uma faetec as pessoas não tem muitas escolhas poraqui.